Carregando...
CARREGANDO...

Sintomas de varicocele: conheça melhor para saber identificar

Home  »  Novidades   »   Sintomas de varicocele: conheça melhor para saber identificar

A varicocele pode ser definida de forma simplificada como aformação de varizes nas veias que drenam o sangue da região testicular, levando à sua dilatação e gerando estase sanguínea nos testículos. Essa doença é a principal causa de infertilidade primária no homem.

Em grande parte dos casos, a doença não expressa nenhum sintoma ou sinal preocupante, podendo passar despercebida por vários anos. Então, o paciente pode achar que está tudo bem. Porém, quando avaliamos a qualidade dos espermatozoides pelo espermograma, vemos alterações microscópicas que podem justificar dificuldades para o casal engravidar.

Outra manifestação que pode chamar a atenção do indivíduo é a visualização das veias dilatadas no testículo. A alteração estética pode causar bastante preocupação e levá-lo à consulta com um especialista.

Quer entender melhor? Acompanhe o nosso post!

Os sintomas da varicocele

Apesar de haver muitos casos assintomáticos, a doença pode se manifestar de diversas formas, como:

Dor testicular com evolução crônica e estável. Dores agudas e mais intensas estão ligadas a outras doenças de início súbito, como a torção ou o infarto do testículo;
Sensação de peso aumentado na bolsa escrotal;
Sensação de que o escroto está mais quente do que o normal;
Visualização e/ou palpação de veias dilatadas no escroto, que são frequentemente descritas com aspecto de “macarrão de miojo, caminhos de minhoca ou de vermes”;
Desconforto no escroto ou nas regiões ao seu redor;
Redução do tamanho do testículo no mesmo lado da lesão devido ao comprometimento da nutrição sanguínea.

No entanto, uma das principais complicações da varicocele não é sentida fisicamente pelo homem: a infertilidade. Ela pode ficar oculta por vários anos até que ele inicie tentativas de engravidar a sua parceira.

Classificação da varicocele

Um dos principais objetivos de classificar a varicocele é definir o seu impacto sobre a fertilidade masculina. Em um agrupamento mais amplo, podemos dizer que existem duas formas da condição:

Clínica: as alterações são identificadas pelo próprio paciente ou por seu médico durante o exame físico;
Subclínica: não há nenhuma alteração no exame físico e nem sintomas físicos. Entretanto, há a suspeita clínica de infertilidade, que pode estar associada à varicocele. No presente caso, se a doença for encontrada no exame de imagem, dizemos que se tratava de uma forma subclínica.

Cada uma dessas formas pode ainda ser subdividida em 3 graus de gravidade. Em relação à varicocele clínica, eles são:

I: são percebidas pelo médico na palpação testicular após o paciente fazer a manobra de Valsalva, que aumenta a pressão no abdômen, reduz o retorno sanguíneo para o coração e exacerba a dilatação das veias;
II: são palpáveis no exame físico sem a necessidade da Valsalva;
III: são visíveis a olho nu.

Os graus da varicocele subclínica são medidos pela velocidade do retorno venoso à ultrassonografia doppler.

Varicocele e infertilidade

As evidências científicas apontam que o risco de infertilidade é aumentado apenas nas formas clínicas. No entanto, isso não é uma regra, devendo o médico individualizar a conduta de acordo com as características do paciente.

Para a avaliação da capacidade reprodutiva masculina, é realizado o espermograma. Esse exame investiga a quantidade, a forma e a movimentação dos espermatozoides formados nos testículos.

Correção cirúrgica da varicocele e o tratamento da infertilidade

Toda a cirurgia pélvica, no homem e na mulher, apresenta o risco de complicações que comprometem cronicamente a fertilidade. Então, um tratamento mais invasivo é reservado para as situações em que há benefícios claros e comprovados, os quais devem ser maiores do que o risco de não tratar.

Parece complicado, mas o objetivo é não intervir excessivamente, provocando mais problemas do que a condição em si.

O primeiro passo para a tomada de decisão é a avaliação do espermograma. Assim, podemos compreender se a infertilidade masculina é causada pelas alterações que a varicocele desencadeia nos testículos. Em caso de alterações inespecíficas ou de sêmen normal, as evidências científicas não mostram uma melhora da fertilidade após a cirurgia.

Por sua vez, a Associação Americana de Saúde Reprodutiva (ASRM) e a Sociedade Americana de Urologia recomendam que sejam atendidos também alguns dos seguintes critérios:

Varicocele em forma clínica;
Infertilidade diagnosticada por um médico experiente após investigar a história de tentativas do casal;
Parceira com fertilidade preservada ou recuperável.

Caso os critérios não sejam atendidos, a fertilidade pode ser alcançada pela reprodução assistida. Atualmente, existem métodos minimamente invasivos muito eficientes de coletas de gametas masculinos diretamente do testículo ou do epidídimo.

Depois disso, eles poderão ser utilizados para a fertilização in vitro(FIV) com injeção intracitoplasmática do espermatozoide (ICSI).

Por tudo que vimos, percebemos que os sintomas da varicocelepodem ser bem sutis. Porém, nem todos os casos evoluem para a infertilidade. Mesmo quando essa consequência acontece, a presença das varizes não impede o casal de ter uma vida reprodutiva satisfatória.

A reprodução assistida pode contribuir com diversos métodos de fertilização natural ou artificial.

Quer saber mais sobre a varicocele e suas manifestações na saúde reprodutiva? Então, não perca nosso texto completo sobre o tema!

Postado por fiv em 29/out/2021 - Sem Comentários

Deixe o seu comentário!